Na última semana, três cidades da Bahia registraram um surto de botulismo, resultando em cinco casos confirmados da doença, que é considerada grave e possui alta letalidade. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os casos foram confirmados em Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal.
Os dois primeiros casos foram revelados no dia 17 de setembro, em Campo Formoso, e o mais recente nesta quarta-feira (25/9), em Cícero Dantas. Segundo a Sesab, os casos suspeitos vinham sendo investigados desde agosto.
Dos cinco pacientes relatados, quatro relataram ter ingerido mortadela de frango no dia anterior ao surgimento dos sintomas. Entre as notificações deste ano, três pacientes continuam internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um dos pacientes já recebeu alta médica, enquanto dois faleceram. Um em Campo Formoso e outro na capital baiana.
O botulismo é uma doença rara e não contagiosa, provocada pela ação da toxina potente produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa toxina pode entrar no organismo humano através de danos ou pela ingestão de alimentos contaminados, e até mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicação grave rapidamente.
Para prevenir a doença, as autoridades de saúde destacam a importância de cuidados específicos no preparo, consumo e armazenamento de alimentos, além de enfatizar a higiene das mãos. A população é orientada a manter atenção especial na manipulação de alimentos, especialmente produtos de origem animal, para evitar contaminações que possam resultar em doenças grave.