A Polícia Federal desencadeou a operação “Face Off” com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa acusada de invadir contas digitais da plataforma GOV.BR por meio de fraudes envolvendo alterações faciais.
Segundo as investigações, os integrantes do grupo utilizavam recursos tecnológicos para simular os rostos de outras pessoas, com o intuito de enganar os sistemas de reconhecimento biométrico da plataforma. Dessa forma, conseguiam acessar indevidamente perfis digitais, tendo controle sobre informações pessoais e serviços oferecidos pelo governo.
A ofensiva cumpre cinco mandados de prisão temporária e 16 ordens de busca e apreensão expedidas pela Justiça Federal de Brasília. As ações estão sendo realizadas simultaneamente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.
Os alvos da investigação poderão ser responsabilizados por crimes como invasão qualificada de dispositivos eletrônicos e associação criminosa.
A Polícia Federal segue com as apurações para identificar todos os envolvidos e o alcance do esquema.