A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (25/3), a Operação Dupla Jornada, voltada ao combate de irregularidades nos serviços prestados a estrangeiros na Unidade de Polícia de Migração da Delegacia da PF em Porto Seguro, na Bahia.
Durante a ação, agentes cumpriram dois mandados de busca e apreensão, um na residência de um funcionário terceirizado e outro na própria sede da unidade.
As investigações apontam que um colaborador estaria cobrando valores indevidos de estrangeiros em troca de facilitação nos trâmites para processos de imigração, como pedidos de naturalização e autorizações de residência. Além disso, foi identificada a cobrança de taxas com valores superiores aos estipulados oficialmente, sem a devida emissão das Guias de Recolhimento da União.
A Polícia Federal reforça que todos os serviços de imigração devem ser solicitados exclusivamente pelos portais eletrônicos oficiais, onde os próprios requerentes geram as guias de pagamento de taxas conforme os valores estabelecidos pelo governo federal.