Na tarde de terça-feira (23/01), uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de um fuzil de fabricação norte-americana na cidade de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul.
As autoridades realizavam uma fiscalização de rotina na BR-463 quando abordaram um ônibus de viagem na linha Ponta Porã – Campo Grande. Durante as entrevistas com os passageiros, chamou a atenção das equipes o nervosismo de uma mulher, identificada como Andressa Silva de Almeida, moradora do bairro Cambolo em Porto Seguro.
Após uma minuciosa vistoria na mala transportada por Andressa, os policiais descobriram um fundo falso de madeira onde estava oculto um fuzil calibre .556, de fabricação norte-americana da marca Colt. A passageira alegou ter recebido a bagagem com a arma em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, com a intenção de entregá-la em Dourados, Mato Grosso do Sul.
Entretanto, investigações realizadas pelos policiais revelaram que o destino final do fuzil era a Bahia. Andressa foi presa em flagrante e conduzida à Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã, onde foi autuada por tráfico de armas.
A ação faz parte da Operação Argos, inserida na Operação Ágata Fronteira Oeste 2, deflagrada pelo Exército no ano passado na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia.
A prisão de Andressa é mais um indício da atuação de facções criminosas na Bahia, que buscam se abastecer de armas e munições provenientes do Paraguai, sendo a fronteira entre os dois países um dos principais corredores de tráfico de armas e drogas no Brasil.