Um casal de empresários de São José do Rio Preto foi vítima de um golpe envolvendo o transporte de equipamentos de academia que seriam entregues no distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 36 mil, desapareceu após uma alteração suspeita na rota de entrega.
De acordo com a empresária de 28 anos, os equipamentos — incluindo seis máquinas de musculação, 60 placas de borracha, 60 quilos em anilhas e cinco puxadores — foram vendidos a um cliente na Bahia. Para realizar a entrega, o casal contratou uma empresa de frete com a qual já havia trabalhado anteriormente.
Segundo a empresária, a responsável pela transportadora informou que utilizaria motoristas terceirizados. Um deles, ao receber a carga no depósito da loja localizado no bairro Parque Juriti, informou que faria uma parada em Guarulhos para incluir outro carregamento de fraldas antes de seguir para o destino final.
No entanto, no dia seguinte, o mesmo motorista alegou que a carga adicional havia sido cancelada e que, por orientação de um intermediário, deixaria os equipamentos em um galpão em Mogi das Cruzes. A justificativa foi de que outro caminhão finalizaria a entrega. Mesmo desconfiados, os empresários foram convencidos a acreditar na continuidade do transporte.
O golpe ficou evidente dias depois, quando o casal recebeu mensagens de dois desconhecidos — com contatos dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo — interessados em comprar equipamentos semelhantes aos que haviam sido enviados. Um vídeo compartilhado por eles mostrava os produtos sendo anunciados em grupos de WhatsApp, indicando que estariam sendo revendidos de forma ilegal.
Ao tentarem contato com os envolvidos no transporte, os empresários descobriram que haviam sido bloqueados. Com a constatação da fraude, o casal reembolsou o cliente na Bahia e procurou a polícia para registrar a ocorrência.
O caso foi registrado como furto qualificado e está sendo investigado pelas autoridades.