O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reportou que Teixeira de Freitas já registrou 36 violações contra mulheres em 2024, mas apenas 6 denúncias foram efetivadas.
Em toda a Bahia, houve 6.341 casos de violações e 977 denúncias. Denunciar a violência é crucial para interromper o ciclo de abuso e prevenir novas vítimas.
As vítimas têm acesso a recursos como assistência jurídica e abrigo. O combate à violência contra a mulher é uma prioridade, conforme o Manual de Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
Qualquer cidadão pode fazer denúncias através da Central de Atendimento à Mulher, pelo número telefônico 180. Para pedir ajuda, também é possível ligar para o 190 e disfarçar o pedido de socorro, conversar como se estivesse realizando pedido de delivery, é uma forma muito útil de pedido de socorro, ao perigo eminente sofrido pela mulher, ligar para a Central de Atendimento à Mulher no número 180 ou buscar apoio nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).