Jonatas Santos, youtuber de 28 anos foi detido depois de simular um roubo e acionar a polícia militar em Balneário Camboriú, Santa Catarina. De acordo com a notícia do portal Splash, vários veículos e até um helicóptero foram mobilizados durante a ocorrência.
Inicialmente, o incidente, que ocorreu na tarde de quarta-feira (18) perto de um clube de tiro, foi tratado pela Polícia Militar da região como uma tentativa de roubo. Conforme relatos de testemunhas, o youtuber teria apontado uma arma para duas pessoas. Assustadas, elas saíram correndo e entraram em um estabelecimento comercial, onde pediram para um funcionário chamar a polícia.
Segundo a denúncia, o youtuber, junto com outros indivíduos, estaria carregando armas de longo alcance, como fuzis, e teria deixado o local em um veículo utilitário. A Polícia Militar (PM) montou uma operação para encontrar os suspeitos devido ao alto grau de perigo da situação, que envolveu veículos, motocicletas e até um helicóptero Águia.
Barreiras foram montadas na BR-101, que é a principal rota de entrada e saída da cidade, com agentes dos municípios vizinhos de Itapema e Itajaí sendo mobilizados. A Polícia Militar afirmou em uma nota que a gravidade do ocorrido exigiu a mobilização de todos os policiais militares disponíveis e que outras ocorrências existentes no sistema foram deixadas em segundo plano.
Após uma busca de 30 minutos, o veículo usado na simulação de roubo foi encontrado estacionado em uma residência, onde o youtuber também foi localizado.
De acordo com Jonatas, ele estava apenas filmando um vídeo simulando um assalto em via pública para seu canal no YouTube. No entanto, ele não possuía permissão dos órgãos públicos para realizar as gravações.
De acordo com a autoridade policial, as armas utilizadas na gravação eram do tipo airsoft. O youtuber foi detido imediatamente. Os equipamentos de gravação e as armas foram confiscados e, neles, foram encontradas várias cenas simulando um assalto.
Jonatas foi autuado por atentar contra a segurança de serviço de utilidade pública e pela contravenção penal pelo alarme. Segundo o Splash, o youtuber foi levado para um presídio.