Um vídeo tem circulado nas redes sociais nesta semana, mostrando uma peculiar “tornozeleira eletrônica” projetada para crianças. Nas imagens, uma pessoa conta ter encontrado esse “brinquedo” na prateleira de um supermercado e destaca que sua vida mudou ao começar a utilizá-lo com seu filho.
O objeto se assemelha a uma tornozeleira eletrônica utilizada por criminosos, mas, nesta versão, é acompanhada por um aplicativo para celular. Por meio desse aplicativo, os pais conseguem a capacidade de delimitar áreas dentro de casa e definir os locais onde a criança pode circular. Se uma criança saísse dessas áreas, um aviso seria enviado ao telefone dos pais.
A partir desse ponto, os pais podem optar por “interagir” com seus filhos por meio de um alto-falante e/ou enviar impulsos elétricos. O vídeo foi compartilhado pelo perfil @legbootlegit e rapidamente viralizou. Essa página é conhecida por criar vídeos de paródias de produtos. Portanto o vídeo não passa de um meme. O logotipo na caixa é uma brincadeira com uma marca famosa de brinquedos nos EUA.
O produto dividiu opiniões de internautas. Enquanto alguns acham absurda a ideia de controlar e punir os filhos, outros defenderam a ideia de deixar os pais utilizarem as ferramentas que julgarem certas.