Na Sessão da Câmara de Vereadores de Eunápolis, realizada na última quinta-feira (20/02), o presidente da Casa, vereador Valdiran Marques, trouxe em pauta uma Indicação e um Requerimento de grande relevência para o município.
A Indicação apresentada pelo vereador trata do aproveitamento do espaço atualmente ocupado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O local, que abrange um quarteirão inteiro, abriga apenas um escritório e não conta com maquinário, o que, segundo Valdiran, representa um subaproveitamento da área.
Em sua fala, o vereador destacou que Eunápolis, além da Igreja Matriz, necessita de outros cartões-postais. Para isso, propôs a abertura do espaço do DNIT para integração ao município, sugerindo uma permuta para relocação do órgão em outro local. “Aquele imóvel está largado à beira da BR-101, e poderia ser muito melhor aproveitado”, afirmou.
Entre as ideias sugeridas para o aproveitamento do local, Valdiran Marques propôs a construção de uma praça com um projeto arquitetônico moderno e arrojado, que possa se tornar um novo símbolo da cidade. “Ao invés de um ‘museu’ sem qualquer utilidade para a cidade, poderíamos ter um espaço que realmente beneficiasse a população”, pontuou.
Além disso, o vereador também apresentou um Requerimento solicitando ao poder executivo o cumprimento das leis municipais 1218, 1219 e 1220, todas aprovadas em 2019 e relacionadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico.
As leis tratam da estruturação do plano municipal, da autorização ao executivo para delegar, via processo licitatório, a exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Essas leis foram aprovadas ainda em 2019, mas desde a mudança de gestão em 2021, nada foi feito para a implementação efetiva”, ressaltou Valdiran.
Com as propostas apresentadas, o vereador reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento e melhorias para Eunápolis, buscando soluções para questões estruturais e de interesse da população.