O Vereador de Iraquara, na região da Chapada Diamantina (BA), Samuel Oliveira Satelis Alves, de 38 anos, conhecido como Samuel de Farofa, foi morto a tiros na noite da última quarta-feira (25/12). O crime aconteceu no centro do município e chocou a população local.
De acordo com informações preliminares, dois homens em uma motocicleta teriam efetuado os disparos contra o político. Após o ataque, os suspeitos abandonaram a moto utilizada no crime e fugiram em outro veículo, que foi roubado na sequência. A Polícia Civil, no entanto, ainda não confirmou esses detalhes oficialmente. As investigações estão sendo conduzidas pela delegacia de Seabra, e imagens de câmeras de segurança podem ajudar na elucidação do caso.
O prefeito de Iraquara, Nino Coutinho (PSD), expressou pesar pela morte de Samuel por meio de nota publicada nas redes sociais, prestando solidariedade aos familiares e amigos. Samuel, que recebeu 202 votos nas últimas eleições municipais, não conseguiu se reeleger.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), ao qual Samuel era filiado, também lamentou a tragédia. Em comunicado, o partido destacou os 10 anos de militância de Samuel e sua trajetória na política local.
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local do crime e encaminhou o corpo de Samuel ao Instituto Médico Legal (IML), onde será submetido a necropsia. Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento.