Durante os festejos juninos em Salvador e no interior da Bahia, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) demonstrou mais uma vez sua eficácia. Ao todo, 11 pessoas com mandados de prisão em aberto foram localizadas e detidas graças à tecnologia, que atua na identificação de rostos durante a passagem por portais de acesso aos grandes eventos.
As prisões ocorreram em Salvador, Serrinha, Porto Seguro, Vitória da Conquista e outras localidades que receberam grandes celebrações. A capital baiana, por exemplo, registrou a prisão de um homem condenado por homicídio logo na abertura das festividades no Parque de Exposições, na última quarta-feira (18/06).
Em outro caso de destaque, uma mulher de 35 anos foi capturada em Formosa do Rio Preto, no oeste do estado. Ela foi condenada por estupro de vulnerável, envolvendo uma criança de apenas 3 anos.
Além de casos graves, o sistema também possibilitou a detenção de indivíduos procurados por furto, constrangimento ilegal e até mesmo por não pagamento de pensão alimentícia. Uma pessoa considerada desaparecida também foi localizada graças à tecnologia.
A operação especial da SSP para o período junino conta com o suporte de cerca de 1.500 câmeras de monitoramento, sendo 500 delas equipadas com o sistema de Reconhecimento Facial. A estrutura está instalada em Salvador e em outras 15 cidades estratégicas do estado, com suporte também para a contagem de público nos eventos.
A atuação da SSP reforça o uso da tecnologia como aliada no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança pública em grandes eventos.