O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia foi fundamental na captura de quatro foragidos da Justiça nos últimos dias. As prisões ocorreram no último domingo (3/11) e na segunda-feira (4/11), em Salvador e no município de Porto Seguro, graças à tecnologia de monitoramento integrada às operações de segurança do estado.
Os indivíduos capturados eram procurados por crimes variados, incluindo associação criminosa, roubo, descumprimento de medida protetiva e dívida de pensão alimentícia. A identificação dos foragidos levou ao acionamento imediato das equipes do 18º e 8º Batalhões da Polícia Militar (BPM) e da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), coordenadas pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM), que realizaram as prisões com sucesso.
Em 2024, o sistema de reconhecimento facial da SSP já ajudou na localização de 777 pessoas com mandados de prisão em aberto. Desde sua implantação, em 2019, a tecnologia contribuiu para a prisão de 2.030 foragidos da Justiça, consolidando-se como uma ferramenta eficaz no combate à criminalidade.
A SSP destaca que a expansão dessa tecnologia reforça a segurança pública na Bahia, facilitando a captura de indivíduos procurados e promovendo uma resposta mais rápida e precisa da polícia.