Destaque

Prefeitos da Bahia são presos com armas durante nova fase da Operação Overclean

A Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação Overclean, que apura desvios de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares na Bahia. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, na manhã desta quinta-feira (26/06), os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Alan Machado França (PSB), foram presos em flagrante por […]

A Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação Overclean, que apura desvios de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares na Bahia. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, na manhã desta quinta-feira (26/06), os prefeitos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira (PT), e de Boquira, Alan Machado França (PSB), foram presos em flagrante por porte ilegal de armas.

Prefeito Humberto Rodrigues, de Ibipitanga, e prefeito Alan Machado, de Boquira, foram afastados por causa operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Segundo a PF, com os gestores foram encontradas uma escopeta, um revólver e uma quantidade significativa de munições, que estavam armazenadas sem registro legal. As prisões ocorreram durante a execução de mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que também determinou o afastamento cautelar dos dois prefeitos de suas funções.

A ação foi realizada em parceria com a Receita Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), e tem como foco um esquema que teria desviado verbas federais destinadas à saúde e infraestrutura. Também foram cumpridos mandados contra empresas, ex-gestores e assessores parlamentares, entre eles Marcelo Chaves Gomes, ligado ao deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), que também figura como alvo da investigação.

Além dos prefeitos presos, outro nome citado na operação é o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT), que teve mandado de busca autorizado, mas não foi alvo de medidas restritivas como prisão ou afastamento.

ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT)
Dinheiro foi encontrado em uma gaveta — Foto: Polícia Federal
Dinheiro foi encontrado em uma gaveta — Foto: Polícia Federal

As investigações também apontaram indícios de desvios de emendas parlamentares no município durante o último mandato de Marcel Carneiro, que aconteceu entre 2020 e 2024. Uma grande quantia foi apreendida nesta sexta, na casa dele, mas o valor ainda não foi divulgado pela Polícia Federal.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam ao longo da tarde, e que mais detalhes sobre o andamento do caso poderão ser divulgados após a conclusão da análise dos materiais apreendidos.

A Operação Overclean está sendo considerada uma das mais abrangentes no combate à corrupção envolvendo verbas parlamentares no estado da Bahia.