Um policial penal de 44 anos agiu em legítima defesa ao ser alvo de uma tentativa de assalto na tarde de quinta-feira (14/12) na zona leste de São Paulo. Chegando em casa de moto, o agente foi abordado por dois criminosos também em uma motocicleta, resultando em uma rápida reação por parte do policial.
Imagens de uma câmera de segurança capturaram o momento da abordagem na rua Raio do Sol, em Sapopemba. Após os tiros, o policial imobilizou um dos assaltantes e gravou a cena.
No vídeo, o agente relata: “Eu estava chegando na porta de casa. Vi que eles vinham atrás de mim, me seguindo. Na hora em que fui descer, olhei no retrovisor e eles estavam entrando na rua”. Ele afirma que os assaltantes ameaçaram matá-lo.
O assaltante que conduzia a moto, um jovem de 20 anos, foi declarado morto no local. O adolescente na garupa, atingido por um tiro, foi socorrido ao Hospital Sapopemba, recebeu alta e posteriormente conduzido à delegacia, estando à disposição da Vara da Infância e Juventude.
O caso, registrado como tentativa de roubo de veículo e morte decorrente de intervenção policial, está sob investigação no 69° DP (Teotônio Vilela), que solicitou assessoramento ao DHP, conforme informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP).