Uma cena de violência envolvendo um policial militar foi registrada na tarde de domingo (12/10), durante uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, no bairro de Pirajá, em Salvador. Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que o agente desfere um tapa no rosto de uma mulher, em meio à confusão.
A agressão ocorreu onde acontecia um evento com famílias e crianças. Nas imagens, é possível ver a mulher jogando uma lata de bebida na direção de três policiais. Logo em seguida, os agentes se aproximam e iniciam uma discussão. Apesar da tentativa de moradores de conter a situação — incluindo um menino que se colocou entre os dois — o policial acaba atingindo a mulher com um tapa no rosto.
Após perceber que estava sendo filmado, o militar ainda tentou alcançar a pessoa que registrava a cena, mas foi contido por outro colega de farda.
Em nota, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que os policiais envolvidos são lotados na 9ª Companhia Independente (CIPM/Pirajá) e que, no momento do ocorrido, perseguiam suspeitos que haviam atirado contra a guarnição durante um patrulhamento na região.
Segundo a corporação, por conta da presença de diversas crianças, os militares não revidaram os disparos, mas teriam sido “hostilizados” por algumas pessoas no local. A PM destacou ainda que as imagens estão sendo analisadas e que os envolvidos foram encaminhados à Corregedoria da Polícia Militar para prestar esclarecimentos.
Inicialmente, a instituição havia informado que o policial seria afastado das atividades operacionais até o fim da apuração, mas depois retirou essa informação em novo comunicado.
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) também se manifestou, determinando a apuração imediata da conduta dos agentes e repudiando a atitude flagrada em vídeo. A pasta ressaltou que o comportamento do policial “não reflete o modelo de policiamento adotado pelo comando da PM” e que a ocorrência será analisada pela Corregedoria.
Confira:
Ver essa foto no Instagram