O clima de tensão em Eunápolis, ganhou mais um capítulo trágico na noite desta quarta-feira (16). Por volta das 19h40, um suspeito identificado como Alexandre Oliveira das Merces, mais conhecido como “Japinha”, de 19 anos, foi baleado e morreu após um intenso confronto com a Polícia Militar, na região da ladeira que liga os bairros Stela Reis e Moisés Reis — área conhecida por ser rota de conflito entre facções criminosas rivais.
De acordo com informações repassadas por moradores, o tiroteio surpreendeu a comunidade. Muitos ouviram disparos seguidos de forte movimentação policial. O corpo foi removido pelo IML de Eunápolis pouco tempo depois do fim do confronto.
As equipes da PM estavam em diligência após receberem denúncias sobre um veículo suspeito com homens armados circulando pela região. Ao localizarem o automóvel, os policiais deram ordem de parada — ignorada pelos suspeitos, que reagiram com tiros. A polícia revidou, e após o cessar-fogo, “Japinha” foi encontrado no chão, com uma arma em punho. O SAMU foi chamado, mas a vítima já não apresentava sinais vitais.
Segundo as autoridades, os demais suspeitos fugiram pela mata, incluindo o motorista do veículo, e continuam sendo procurados.
Desde o ataque contra viaturas da Polícia Militar no último domingo (13), a cidade vive um estado de alerta. A guerra entre facções criminosas se intensificou, e a resposta das forças de segurança tem sido rápida e contundente.