Agentes da Polícia Federal deflagraram a Operação Teatro Mambembe na manhã desta quinta-feira, (18/4) cumprindo mandados de busca e apreensão em um prédio anexo da Prefeitura de Ilhéus. Segundo informações preliminares, a investigação se concentra na contratação de uma empresa pela Prefeitura para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.
As investigações, iniciadas em 2022, apontaram um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados e prestação de serviços de má qualidade.
Além disso, foi constatado que diversas obras não foram realizadas pela empresa contratada, mas sim por pessoas ligadas a Agentes Públicos do Executivo e Legislativo Municipal, em uma forma de terceirização informal que prejudicou a qualidade dos serviços.
A operação conta com 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, abrangendo os municípios de Ilhéus, Itabuna e Salvador, na Bahia. A ação visa investigar a fundo as irregularidades e garantir a transparência e integridade na gestão pública.