A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançou a edição da Operação Verão 2024/2025 no interior do estado, na tarde de segunda-feira (16/12), em conferência realizada na Passarela da Cultura, em Porto Seguro.
O evento contou com a presença do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, além de outras autoridades, como os secretários Adolpho Loyola (Relações Institucionais) e Maurício Bacelar (Turismo), o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Paulo Coutinho, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Adson Marchesini.
A Operação Verão tem como objetivo principal prevenir e reduzir crimes violentos , além de intensificar o policiamento em áreas turísticas, garantindo a segurança de baianos e visitantes durante a alta temporada. A operação ocorrerá até abril de 2025 e contará com viaturas, motocicletas, aeronaves, embarcações e drones para reforçar o patrulhamento.
Segurança reforçada para turistas e baianos
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da Bahia como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
“Tivemos o número recorde de visitantes em 2023, e temos certeza de que a segurança será novamente destaque positivo, protegendo e cuidando de baianos e turistas” , afirmou Werner.
O secretário também controlou outras operações em andamento neste período, como a Operação Navio , voltada para receber os turistas que chegam em cruzeiros, e a Operação Natal , com foco no Centro Histórico de Salvador.
Cidades contempladas pela Operação Verão
Cerca de 13 mil profissionais atuarão durante a operação, reforçando o policiamento em 85 municípios baianos , além da capital Salvador. A lista inclui importantes polos turísticos e econômicos, como Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Lençóis e Morro do Chapéu .
Municípios atendidos pela Operação Verão 2024/2025
Salvador, Porto Seguro, Campo Formoso, Palmeiras, Tucano, Macaúbas, Vitória da Conquista, Alcobaça, Pindobaçu, Capim Grosso, Cícero Dantas, Ibotirama, Poções, Prado, Juazeiro, Nova Redenção, Serrinha, Bom Jesus da Lapa, Cândido Sales, Caravelas , Sobradinho, São José do Jacuípe, Araci, Rio Real, Vera Cruz, Mucuri, Itaberaba, Santa Maria da Vitória, Itiúba, Jandaíra, Itaparica, Nova Viçosa, Iaçu, Correntina, Paulo Afonso, Conde, Salinas da Margarida, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Glória, Entre Rios, Santo Amaro, Ponto Novo, Seabra, Formosa do Rio Preto, Rodelas, Esplanada, Saubara, Filadélfia, Piatã, Santa Rita de Cássia, Coronel João Sá, Santo Estêvão, Cruz das Almas, Jussiape, Ilhéus, Cipó, Feira de Santana, Maragogipe, Cansanção, Lençóis, Canavieiras, Irecê, Conceição da Feira, Cabaceiras do Paraguaçu, Casa Nova, Mucugê, Una, Morro do Chapéu, Jequié, Valença, Remanso, Andaraí, Itacaré, Xique -Xique, Livramento de Nossa Senhora, Camamu, Curaçá, Ibicoara, Euclides da Cunha, Itaguaçu da Bahia, Ipiaú, Ituberá e Taperoá.
Com a intensificação das ações, o governo baiano espera garantir um verão seguro e atraente, beneficiando tanto os turistas.