A manhã desta quarta-feira (23/07) foi marcada por tensão e violência no distrito de Caraíva, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Uma grande ofensiva das forças de segurança, batizada de “Operação Vértice Zero”, colocou facções criminosas na mira do Estado. A ação terminou com dois suspeitos baleados, três presos e um verdadeiro arsenal apreendido.
A operação mobilizou homens da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), que cumpriram oito mandados de busca e apreensão em endereços ligados a criminosos investigados por homicídios e tráfico de drogas.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, dois suspeitos reagiram atirando contra os policiais e foram atingidos no confronto. Já outros três comparsas foram presos em flagrante com armas, drogas e material do tráfico.
O saldo da operação impressiona: dois fuzis de grosso calibre, um rifle calibre 22, porções de maconha, pinos de cocaína e apetrechos usados na comercialização de entorpecentes foram apreendidos.
De acordo com o delegado Diego Gordilho, da Polícia Federal de Porto Seguro, o objetivo é enfraquecer o crime organizado na região e proteger as comunidades indígenas e tradicionais, frequentemente ameaçadas por facções.
A polícia continua monitorando a área e novas prisões podem ocorrer a qualquer momento.