Uma bola de pelo pesando aproximadamente um quilo foi retirada do estômago de uma mulher equatoriana de 24 anos. A cirurgia para a remoção da massa durou 45 minutos, e foi realizado nesta semana no Hospital General Verdi Cevallos.
Conhecida como bezoar, a massa compacta de materiais estranhos mediu 896 mililitros em volume total e 40 centímetros de altura.
De acordo com os médicos, a bola de pelo cresceu no estômago da paciente ao longo dos últimos dois anos.
Esses acúmulos de materiais podem ser formados por diferentes motivos, como a ingestão do próprio cabelo, um transtorno conhecido como síndrome de Rapunzel.
a mulher sofria com vômitos, dores intensas na barriga e dificuldade para se alimentar, o que a levou a perder peso significativamente, contaram os médicos em um comunicado. Além dos sintomas físicos, a condição também causou o sofrimento emocional da equatoriana.
A bola de pelo ocupava toda a cavidade gástrica da mulher. De acordo com os médicos, ela podia ser identificada até mesmo com o toque na barriga da paciente. A paciente apresentava uma alteração psicoemocional e o diagnóstico definitivo foi confirmado com uma videolaparoscopia.
A paciente está em recuperação e deve seguir em acompanhamento médico para monitorar sua saúde após a remoção do bezoar.