Um homem foi preso em flagrante no sábado (14/9) enquanto tentava incendiar uma vegetação às margens da rodovia BA-001, no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A ação foi flagrada por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa), que realizavam rondas na região.
De acordo com a Cippa, os policiais avistaram focos de incêndio na área e foram verificar a origem das chamas. No local, o suspeito estava com um isqueiro e combustível, confessando que havia ateado fogo na vegetação a pedido do patrão. O objetivo seria diminuir o volume do matagal que se acumulava nas margens da rodovia.
O homem foi conduzido à delegacia de Porto Seguro, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado. Apesar da liberdade provisória, a Polícia Civil informou que ele responderá pelo crime e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) será acionado para acompanhar o caso.
O crime de provocar incêndio em vegetação é tratado com rigor pelas autoridades, principalmente em tempos de alta seca, como o que afeta a região.