A Polícia Federal (PF) realizou durante a segunda fase da Operação Postal, a prisão de um servidor no Centro de Distribuição dos Correios em Jequié, na manhã desta terça-feira (25/07), região do Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. Além da prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares.
De acordo com informações, o servidor detido é apontado como o principal responsável por desvios de encomendas que posteriormente eram revendidas na região. O mais surpreendente é que as entregas das mercadorias desviadas foram feitas utilizando o veículo oficial dos Correios, durante o horário de expediente.
As apurações revelaram que o esquema criminoso estava em operação há, pelo menos, seis anos, sendo intensificado durante o período da pandemia da Covid-19. Os objetos mais vistos pelo esquema eram eletrônicos, com destaque para aparelhos celulares.
A segunda fase da Operação Postal foi impulsionada pelas descobertas da primeira etapa da ação, que já havia identificado um desvio de mercadorias da Central de Correios de Jequié no valor superior a R$ 1 milhão.
ANÚNCIO – ROLE PARA CONTINUAR A MATÉRIA
Além das prisões e mandados de busca, a Justiça determinou o bloqueio judicial de mais de R$ 1 milhão nas contas e bens dos investigados. O servidor dos Correios envolvido no esquema teve suas funções bloqueadas.
Os crimes investigados incluem associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, receptação qualificada e peculato desvio, cujas penas máximas podem somar mais de 20 anos de prisão. A PF segue para desmantelar esse esquema ilegal e garantir a punição dos envolvidos, visando preservar a integridade e confiabilidade dos serviços prestados no país.