O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou hoje (04/04) a recaptura dos dois detentos que escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró (RN) no dia 14 de fevereiro. Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram presos em Marabá (PA), após permanecerem 50 dias em fuga, percorrendo uma distância de cerca de 1,6 mil quilômetros.
A ação de recaptura foi realizada em conjunto pelas polícias Federal e Rodoviária Federal, conforme informado em nota oficial do ministério. Mendonça e Nascimento conseguiram escapar durante o feriado da Quarta-feira de Cinzas, em uma fuga inédita no sistema penitenciário federal desde sua criação em 2006, cujo propósito é isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.
Investigações preliminares indicam que os fugitivos utilizaram ferramentas encontradas dentro da penitenciária para abrir o buraco por onde escaparam de suas celas individuais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a cogitar que eles teriam recebido ajuda para a fuga.
Após um mês e meio de investigações, a Corregedoria-Geral da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública informou não ter encontrado indícios de corrupção relacionados à fuga. No entanto, foram identificadas falhas nos procedimentos de segurança da penitenciária, resultando na instauração de três Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e no comprometimento de 17 servidores em Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).