Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão de uma mulher de 37 anos, identificada como Maykilane Almeida Costa. A ação, batizada de Operação Vitrine, ocorreu na manhã desta quarta-feira (10/9), no centro de Eunápolis e foi conduzida por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC).
Segundo as investigações, a suspeita — ex-funcionária de uma grande rede varejista — teria montado um esquema de fraudes que mirava, principalmente, idosos e pessoas com pouca escolaridade. O golpe consistia na abertura de contas em nome das vítimas, nas quais eram vinculados diversos seguros não autorizados. Em um dos cartões analisados, os policiais identificaram a inclusão de 15 seguros simultaneamente.
Além disso, ela induzia os clientes a fornecerem novamente a biometria sob a justificativa de cancelamento das cobranças. Com isso, conseguia emitir segundas vias dos cartões, que eram enviadas para endereços diferentes. O limite era então utilizado em compras no comércio local e em plataformas digitais.
Uma das vítimas chegou a acumular dívida superior a R$ 10 mil em um cartão que nunca recebeu em mãos.
Durante o cumprimento de mandado de busca na residência da acusada, foram apreendidos diversos eletrônicos, como notebook, celulares, tablet, além de televisores, fogão e outros bens de alto valor, todos sem comprovação de origem e que podem ter sido adquiridos com dinheiro das fraudes.
A investigada foi levada para a delegacia, onde permanece custodiada à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua apurando o caso para identificar possíveis cúmplices e levantar novas vítimas do esquema.