Na segunda-feira (11/12), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou um acordo com a Homerun Brasil Mineração LTDA, subsidiária da empresa canadense Homerun Resources Inc.
O investimento, potencialmente ultrapassando R$ 1,5 bilhão, busca instalar plantas industriais em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Os projetos visam aumentar a capacidade de geração de energia limpa no estado, destacando a mineração da Bahia nacional e internacionalmente.
O investimento inicial é de R$ 300 milhões, com projetos que incluem exploração de areia industrial, beneficiamento de sílica e fabricação de células solares. Entre os projetos, está a instalação de unidades para a exploração de areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, situadas em Santa Maria Eterna, no município de Belmonte, no território de identidade Costa do Descobrimento. Os impactos positivos serão percebidos também em Ilhéus.
A expectativa é gerar 1.681 empregos e promover o desenvolvimento econômico e ambientalmente responsável. O acordo inclui a criação de um fundo para o desenvolvimento da educação nas áreas de operação e um planejamento de exploração contínua de sílica nas próximas duas décadas no distrito de Belmonte. O
CEO da Homerun, Brian Leeners, destacou a escolha da Bahia para o projeto, enfatizando os benefícios para o estado. Estiveram presentes no evento secretários estaduais, presidentes de entidades e prefeitos das cidades envolvidas.
Fonte: Gov.Ba