O Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, terá uma nova gestão. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) determinou, nesta quinta-feira (28/08), a exoneração de Jorge Magno Alves da direção da unidade e nomeou Fabrizio Gama e Narici para assumir o comando. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Além da troca principal, o documento oficializou Sergio Vinicius Tanure dos Santos como diretor-adjunto do presídio, em substituição a Jefferson Oliveira Perfentino da Cruz, que também deixou o cargo.
A mudança acontece em meio a um histórico recente de instabilidade no complexo prisional. Em maio, Jorge Magno foi alvo de um atentado a tiros nas imediações da penitenciária. O ataque deixou um motorista terceirizado gravemente ferido, enquanto o então diretor, não estava no veículo e não teve ferimentos.
Jorge Magno havia assumido a administração do presídio no fim de 2024, após a fuga de 16 internos. O episódio levou à saída da ex-diretora Joneuma Silva Neres, investigada por suspeita de envolvimento com facções criminosas e apontada como possível facilitadora da ação.
As apurações em torno do atentado contra Magno resultaram em diversas prisões. Em agosto, agentes localizaram Romildo Ramos de Moraes em uma residência no distrito de Pindorama, em Porto Seguro. Segundo a polícia, ele tinha cinco mandados de prisão em aberto e estaria ligado tanto à fuga de presos quanto ao ataque armado. As investigações também revelaram que o suspeito teria ordenado ataques contra policiais e familiares.
Outro homem, investigado por homicídio, também foi preso durante a mesma operação. Ambos foram conduzidos para exames de corpo de delito e, em seguida, reconduzidos ao sistema prisional, onde permanecem custodiados.