Na tarde de sábado (24/8), um barco pesqueiro à deriva foi resgatado na praia da Barra, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. A embarcação “Peixou XIV” levava cinco pessoas a bordo, que foram encontradas em boas condições de saúde.
Segundo nota oficial da Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro), o barco havia saído do município de Alcobaça, na mesma região, na quinta-feira (22/8). Durante a viagem, a embarcação perdeu o leme, o que a deixou à deriva. O grupo permaneceu quase uma hora fundeado antes de ser resgatado.
O pedido de socorro foi feito via rádio e rapidamente atendido pela equipe de Inspeção Naval da DelPSeguro, que se deslocou ao local indicado para realizar o resgate. O barco foi rebocado até a sede da Delegacia por outra embarcação.
A Capitania dos Portos informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para investigar as causas e circunstâncias do incidente. Os documentos resultantes da investigação serão enviados ao Tribunal Marítimo ao final do procedimento, conforme as exigências legais.
Para emergências marítimas, a Marinha do Brasil disponibiliza o número 185, que opera 24 horas por dia.