Turistas que faziam um passeio de lancha na manhã desta terça-feira (22/07) se depararam com uma cena triste na praia de Itapororoca, em Trancoso, distrito de Porto Seguro: o corpo de uma baleia-jubarte à deriva no mar.
A situação mobilizou equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que, junto com o Instituto Baleia Jubarte, vai investigar as circunstâncias da morte do animal. Amostras biológicas serão recolhidas para exames laboratoriais que podem indicar se a causa foi natural, doença ou colisão com embarcação.
O aparecimento do animal morto acontece justamente durante a temporada de migração das jubartes, que se deslocam para o litoral baiano em busca de águas mais quentes para reprodução e cuidados com os filhotes. Esse período, entre julho e outubro, é vital para a espécie e também movimenta o turismo em cidades como Prado, Alcobaça, Caravelas e Porto Seguro.
Cientistas esperam que cerca de 30 mil baleias cruzem o litoral da Bahia até o fim do ano, mas alertam para a necessidade de preservação e vigilância constante diante de ocorrências como essa.
Ver essa foto no Instagram