Um suspeito morreu após um confronto com policiais militares na tarde da segunda-feira (13/10), na localidade do Xandó, distrito de Caraíva, pertencente ao município de Porto Seguro. A ação foi conduzida por equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que apreenderam drogas, arma de fogo, munições e diversos materiais ilegais.
Segundo a corporação, a operação teve início após denúncias de moradores indicando a presença de criminosos armados nas proximidades do estacionamento do Xandó. As informações apontavam que os suspeitos estariam planejando represálias por causa de um homicídio registrado no dia anterior.
Durante as buscas, os policiais entraram em uma área conhecida pelo intenso tráfico de drogas e foram alvejados por disparos de arma de fogo. Os militares reagiram, e no tiroteio um dos suspeitos foi atingido. Ele portava uma espingarda calibre 12, foi socorrido e levado a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos.
Na ação, foram apreendidos:
Uma espingarda calibre 12, modelo CBC 586;
Nove munições calibre 12 (seis intactas e três deflagradas);
306 pinos contendo cocaína;
72 porções de maconha;
Três balanças de precisão;
Seis celulares;
Um saco com tubos tipo eppendorf.
Todo o material recolhido foi apresentado na 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, responsável por conduzir as investigações.
A Polícia Militar informou que as diligências continuam para localizar os demais envolvidos e que o patrulhamento foi reforçado em toda a região do distrito de Caraíva, com foco no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade.