Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado encalhado na manhã de domingo (27/07), na Praia da Paixão, em Prado, no extremo sul da Bahia. O animal ainda estava vivo quando foi avistado por moradores e turistas, que registraram a cena em vídeos e rapidamente se mobilizaram para tentar ajudar.
O Instituto Baleia-Jubarte foi acionado e enviou uma equipe técnica ao local para avaliar as condições do filhote e adotar as medidas necessárias para tentar o resgate ou prestar os cuidados adequados.
De acordo com especialistas, este tipo de ocorrência se torna mais comum durante os meses de julho a novembro, período em que as baleias-jubarte migram da Antártida para o litoral baiano com o objetivo de se reproduzir e dar à luz em águas mais quentes. A presença de filhotes, ainda frágeis, aumenta o risco de encalhes nas praias da região.
Dados do próprio instituto apontam que o estado da Bahia registra, em média, de 14 a 20 casos de encalhes de cetáceos por ano, entre baleias e golfinhos, especialmente em áreas como Prado, Itacaré e Ilhéus. O Instituto Baleia-Jubarte segue monitorando a situação.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram