Uma operação conjunta do Ministério Público com apoio de diversas forças policiais resultou na prisão de dois homens no bairro Paraíso dos Pataxós, em Porto Seguro, uma das áreas mais valorizadas da cidade. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (16/07), e faz parte da primeira fase de uma ofensiva nacional contra o crime organizado.
Entre os detidos está André Luís de Paula Azevedo, de 40 anos, suspeito de integrar uma facção criminosa e já alvo de mandado de prisão por tráfico de drogas. Segundo os agentes, ele tentou danificar o próprio celular no momento da abordagem, numa tentativa de destruir possíveis provas.
Também foi capturado Anderson Dias da Costa, de 48 anos, foragido desde 2019 do presídio de Vitória, no Espírito Santo.
A operação faz parte de uma investigação que mira o Primeiro Comando de Vitória, grupo criminoso apontado como responsável por uma série de crimes em diferentes estados brasileiros. Além da Bahia, ações simultâneas estão sendo realizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Nesta etapa da operação, sete pessoas foram presas. Também foram apreendidos mais de R$ 25 mil em dinheiro, diversos celulares e documentos que podem reforçar as investigações.
A força-tarefa envolveu equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Rondesp, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além das polícias militares dos três estados envolvidos.
As investigações seguem em andamento e novas fases da operação estão previstas. O objetivo principal é enfraquecer a estrutura financeira e operacional da facção criminosa que atua no Sudeste e tenta expandir sua influência em outras regiões do país.