Nesta sexta-feira, (8/3) a editora e estúdio de produção do renomado mangá “Dragon Ball” anunciou o falecimento de Akira Toriyama, aos 68 anos. O comunicado, divulgado pela produtora Bird Studio na rede social X, informou que Toriyama veio a óbito em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo.
Toriyama, reconhecido como um dos quadrinistas mais influentes da última metade do século XX no Japão, estava profundamente envolvido em vários trabalhos e no processo de criação com grande entusiasmo. Apesar de sua partida, ele deixou um legado de obras de arte e títulos de mangá. A produtora expressou esperança de que o mundo único criado por Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo. O funeral do criador já foi realizado na presença de sua família e de poucos amigos próximos…
“Dragon Ball” é amplamente considerado um dos mangás mais bem-sucedidos e influentes de todos os tempos, com uma impressionante venda de pelo menos 260 milhões de cópias em todo o mundo. A história, que teve início em 1984, foi expandida para inúmeras séries de anime, filmes e videogames. Seu protagonista, Son Goku, liderou uma jornada épica em busca das míticas Esferas do Dragão, enfrentando ameaças que desafiavam o destino da Terra ao lado de aliados como Kuririn, Vegeta e Piccolo.