A eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Umburanas, município da região do Piemonte da Diamantina, foi marcada por um incidente inesperado. Logo após a eleição da chapa 1, vencedora por 5 votos a 4, o vereador José Muniz Barbosa, conhecido como Branco (PRD), que perdeu a disputa, declarou não aceitar bem a derrota e fez duras críticas a um colega. O fato ocorreu na última quarta-feira (1°) logo após o juramento dos vereadores eleitos.
Em um momento de frustração, Branco, que está em seu terceiro mandato, acusou um aliado político de tê-lo traído e enviado diretamente para o colega de partido, indicando que ele teria sido responsável por sua derrota. “Infelizmente, fui traído por esse cidadão e o pai dele. Você não tem vergonha na cara, não?”, disparou o vereador, visivelmente indignado. Durante seu desabafo, Branco revelou que sua derrota não foi apenas uma questão local, mas envolvida em articulações de outros atores políticos.
“Eu perdi a eleição na Câmara. Mas para eu perder, foi envolvido deputado estadual, secretário de governo do estado, e até uma união de adversários que se uniram para me tirar essa eleição”, afirmou o vereador, sem citar nomes, mas deixando claro que a disputa foi marcada por uma série de interesses políticos. Confira o vídeo logo abaixo:
A eleição para a mesa diretora para o biênio 2025-2026 foi comprovada na escolha de Sóstenes Almeida Barbosa (PRD) como presidente, com Herval Lopes Muniz (PRD) como vice-presidente. As vagas de secretário foram preenchidas por Viviane Cardoso (PRD) como primeira secretária e Nadson Nascimento (PT) como segundo secretário, esta última sendo alvo das críticas do vereador Branco.
Apesar do clima tenso, a nova composição da mesa diretora segue com o compromisso de trabalho pela Câmara e pelo município.
Fonte: BahiaNotícias