O treinador Dorival Júnior, que conquistou recentemente a Copa do Brasil com o São Paulo, está pronto para assumir o comando da seleção brasileira masculina de futebol. O próprio São Paulo confirmou a saída do treinador por meio do Twitter, após sua desvinculação do clube. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deverá fazer o anúncio oficial nos próximos dias, substituindo Fernando Diniz, demitido na última sexta-feira (7).
Dorival expressou sua gratidão pela oportunidade, afirmando que é a realização de um sonho pessoal, possível devido ao reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. O treinador, de 61 anos, teve uma passagem de sucesso pelo clube paulista, conquistando o título inédito da Copa do Brasil no ano passado. Anteriormente, em 2022, ele também se destacou no Flamengo, conduzindo o time à conquista da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.
“O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi a vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo também até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade. Resta desejar boa sorte em seu novo desafio”, afirmou Júlio Casares, presidente do São Paulo Futebol Clube.
Dorival Júnior assumirá a seleção brasileira no sexto lugar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, sediada nos Estados Unidos, Canadá e México. Sob o comando de Diniz, nas últimas seis partidas, a seleção registrou três derrotas, um empate e duas vitórias.
Nascido em Araraquara (SP), Dorival tornou-se o preferido do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para dirigir a seleção, após o técnico italiano Carlos Ancelotti renovar seu contrato com o Real Madrid (Espanha). Rodrigues havia anunciado Ancelotti como substituto de Tite desde março de 2023, mas a renovação do italiano com o Real Madrid em 29 de dezembro fez com que o plano fosse alterado.