Um homem apontado como líder de uma organização criminosa foi preso no último sábado (12/04), na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. A informação foi confirmada neste domingo (13/04) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Trata-se de Francisco Ferreira Henriques Rabelo, conhecido como “Chiquinho”, integrante do Baralho do Crime da SSP-BA, uma ferramenta que destaca os criminosos mais procurados do estado. Ele ocupava a carta “Quatro de Copas” e era investigado por envolvimento em diversos crimes, incluindo tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro e aliciamento de menores.
A prisão foi realizada durante uma ação conjunta do 12º Batalhão da Polícia Militar, da 4ª Delegacia de Homicídios (DH) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial.
Segundo apuração inicial, “Chiquinho” teria retornado à Bahia após passar um período escondido em outro estado. A suspeita é de que ele estivesse em Camaçari para ordenar ataques contra grupos rivais.
O Baralho do Crime, criado em 2008 pela SSP-BA, é uma ferramenta que divulga imagens e dados de criminosos foragidos, com o objetivo de envolver a população na identificação e denúncia. As informações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia, no número 181.
O baralho é atualizado constantemente. Quando um dos procurados é preso, morre ou é substituído, a carta correspondente é modificada.