O ano de 2026 começou com um balanço positivo para a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Em apenas cinco dias, o Sistema de Reconhecimento Facial da pasta foi decisivo para a localização e prisão de 17 pessoas que estavam com mandados de prisão em aberto.
Os alvos da tecnologia respondiam por crimes graves, como homicídios, tráfico de entorpecentes e roubos, além de pendências judiciais por dívida de pensão alimentícia.
As operações de captura ocorreram em diversas regiões do estado, abrangendo municípios como Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Dias D’Ávila e Cairu.
Em todos os casos, a inteligência tecnológica detectou a presença dos suspeitos e gerou um alerta imediato no Centro Integrado de Comunicação (CICOM). A partir daí, equipes da Polícia Militar foram acionadas em tempo real para efetuar as prisões.
Destaque no Baixo Sul A captura mais recente registrada pelo sistema ocorreu nesta segunda-feira (5/1), na cidade de Cairu. Após o cruzamento de dados e o alerta das câmeras, policiais do 31º BPM localizaram um homem procurado por homicídio. O foragido foi detido e encaminhado para a delegacia, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.
Desde que foi implementada, em 2019, a ferramenta de biometria facial já tirou de circulação 4.461 criminosos em todo o território baiano. Atualmente, a tecnologia está presente em pontos estratégicos de 82 municípios da Bahia, consolidando-se como uma das principais armas do estado no combate à criminalidade e no cumprimento de ordens judiciais.
