Entre os dias 7 e 9 de julho, na cidade de Blumenau em Santa Catarina, aconteceu o evento nacional que reuniu queijistas, comerciantes, consumidores, jornalistas, chefs de cozinha e donos de restaurantes de todo país.
O evento premiou os melhores queijos produzidos no país, entre eles, 36 fabricados na Bahia. Os queijos baianos se destacaram entre os participantes, conquistando reconhecimento que obteve quatro medalhas de ouro, 10 de prata e 22 de bronze. Os produtos premiados podem ser encontrados no Mercado do Rio Vermelho (MRV), gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
O vice-presidente da Associação Comer Queijo, Frederico Texeira, que é proprietário da ‘Oxe! É de Minas’, loja que comercializa queijos artesanais brasileiros, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, foi um dos jurados durante o processo de escolha, e afirmou que a qualidade dos produtos baianos surpreendeu.
“A aceitação foi muito positiva, foi uma grande surpresa. Os jurados e as pessoas que estão no setor ficaram impressionados com alguns queijos”, disse ele.
O vice-presidente da Associação Comer Queijo conta ainda que, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma comitiva com cerca de 20 produtores foram a Blumenau.