O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou, nesta sexta-feira (9), esperar que a CPI da Covid-19 “seja séria” e tenha a capacidade de contribuir para promover avanços no sistema de saúde pública do Brasil. A CPI será instalada no Senado por determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já avisou que vai cumprir a decisão.
“Desejo que a CPI apure e investigue as coisas que precisam ser respondidas. É importante que ela contribua para ampliar a rede de assistência às pessoas que mais necessitam e ajude o país a se preparar melhor para crises como a que estamos vivendo atualmente”, destacou o presidente nacional do DEM durante entrevista coletiva virtual à imprensa baiana.
“Será muito ruim para o Brasil se essa CPI se transformar em um circo, em um debate antecipado sobre 2022. É isso que não pode acontecer”, complementou ACM Neto.
O democrata também criticou a omissão do Ministério da Educação durante a pandemia. “Tem muita gente que nem sabe quem é o ministro da Educação porque a pasta, que deveria estar articulando ações nacionais para minimizar os impactos da pandemia em um setor tão prioritário, demonstra não ter compromisso com tda uma geração”.
O presidente do partido ressaltou que grande parte dos estudantes do país já está sem aulas há quase um ano e meio. “Esse cenário vai fazer uma diferença gigantesca na vida de nossas crianças e jovens. Agravando, inclusive, a desigualdade social em nosso país”, ponderou.
por Ascom