Um homem que costumava passar por ‘falso policial’ em uma localidade no interior da Bahia foi preso na ultima quarta-feira (09/08) em uma operação conduzida pela Polícia Federal. Sob o nome “O Criador”, a iniciativa ocorreu na cidade de Ilhéus, sendo conduzida em colaboração com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social (NUINP/BA), com o apoio do 19º Batalhão de Polícia Militar.
Durante as buscas, foram descobertos diversos documentos falsificados, indicando uma perda potencial ao INSS estimada em mais de R$ 2 milhões. Foram quatro mandados de busca e apreensão, além da execução de mandados de prisão preventiva e temporária.
A Polícia Federal informou que foi identificado um patrimônio considerável nas mãos dos suspeitos, composto por pelo menos quatro propriedades e uma variedade de veículos. Esses bens foram adquiridos por meio de financiamentos intermediários por uma empresa fictícia. A investigação foi iniciada com o intuito de desmantelar atividades criminosas focadas na falsificação de documentos públicos e práticas de estelionato contra a instituição previdenciária.