A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro de 45 anos dirigindo quase sem pausa nas últimas 24 horas, portando comprimidos para inibir o sono, conhecidos como ‘rebite’.
O incidente ocorreu por volta das 9h15 desta quinta-feira (8/2), quando uma equipe da PRF abordou um caminhão que transitava pelo km 760 da BR-116, em Poções, no sudoeste baiano.
Durante a inspeção, os policiais notaram que o motorista mal havia descansado nas últimas 24 horas, levantando suspeitas sobre o uso de “rebites”, substâncias usadas por condutores para se manterem acordados por mais tempo. Na cabine do caminhão, foram encontrados treze comprimidos de Nobésio Extraforte.
Diante da descoberta dos comprimidos, foi elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de drogas para consumo pessoal, conforme o artigo 28 da Lei de Drogas (11.343/2006), com o motorista respondendo em liberdade. No entanto, por não ter respeitado o descanso mínimo de 11 horas nas últimas 24, ele foi impedido de prosseguir viagem até completar esse período.
PRF.Ba