Um policial militar foi preso em Itabela, acusado de envolvimento em diversos crimes, incluindo homicídio, agiotagem, associação criminosa e posse ilegal de armamentos. Nailson Oliveira Moura, alvo de uma investigação que se estende desde 2023, também é suspeito da morte de um funcionário dos Correios ocorrida em Itamaraju.
A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (16/05), foi conduzida em conjunto pelas polícias Civil e Militar da Bahia, que cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência do investigado. Durante a operação, foram localizados e apreendidos:
Duas armas de fogo e diversas munições;
Mais de R$ 71 mil em dinheiro escondidos em um armário;
322 folhas de cheque de diferentes instituições bancárias;
356 notas promissórias;
Quatro notebooks, dois celulares e três cartões bancários;
Três veículos e um pen drive;
Documentos referentes à compra e venda de bens, além de listas com nomes de supostos devedores e blocos de promissórias em branco.
Apesar de ter desertado da Polícia Militar — ou seja, abandonado suas funções sem autorização —, Nailson ainda constava formalmente nos registros da corporação.
Suspeita de execução motivada por dívida
De acordo com as investigações, Nailson é apontado como autor da execução de Marcos Silva de Jesus, servidor dos Correios, morto em plena luz do dia, em 16 de agosto de 2023, na cidade de Itamaraju. A motivação do crime, segundo apurações da polícia, estaria ligada a dívidas oriundas de práticas de agiotagem. Ele teria contado com o apoio de um cúmplice para cometer o homicídio.
Além desse caso, o militar é investigado por outros três assassinatos na região. A Polícia Civil segue apurando os fatos para identificar todos os envolvidos e esclarecer a participação do suspeito em outros crimes.
Até o momento, a defesa de Nailson Oliveira Moura não foi localizada pela imprensa.