Na manhã desta quinta-feira (20/03), a Polícia Civil da Bahia, em uma ação conjunta com a Polícia Militar (Comando Regional Extremo Sul e Companhias Especializadas), o Departamento de Polícia Técnica e o Stelecom/Cicom Extremo Sul, iniciou a “Operação “Pacificar”.
O objetivo é cumprir 12 mandados de prisão e sete de busca e apreensão em propriedades rurais no município do Prado, no extremo sul do estado.
As investigações apontam que grupos armados, identificados como supostos indígenas, têm realizado ações violentas sob a justificativa de “retomadas” de territórios ancestrais. Segundo as autoridades, essas ações envolvem saques a produções agrícolas, furtos de móveis e veículos, além de ameaças e restrições à liberdade de trabalhadores e proprietários rurais.
A operação busca desarticular esses grupos e garantir a segurança na região. Participam da ação equipes das Coordenadorias Regionais de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus, Itapetinga e Vitória da Conquista, além da Diretoria Regional Sul/Sudoeste e unidades do CATTI/DEPIN.
As diligências seguem em andamento, e novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações. Confira o video: