Na manhã desta quinta-feira (23/5), a Polícia Civil e o Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagraram a operação Premium Mandatum, visando desmantelar uma organização criminosa com atuação no interior da Bahia e na região metropolitana de Salvador. As diligências estão sendo realizadas em 15 cidades baianas, incluindo unidades do sistema prisional.
Os alvos da operação são investigados por crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo. A operação cumpre dezenas de mandados de prisão e de busca e apreensão.
Investigadores, através de trabalho de inteligência, identificaram o modus operandi da organização, os líderes atuantes na Bahia e os métodos de venda de entorpecentes dentro e fora dos presídios.
As investigações começaram em 2021, após a prisão de um suspeito em Senhor do Bonfim. Apontado como uma das principais lideranças do tráfico de drogas na região norte da Bahia, o homem continuava a ordenar crimes de dentro do presídio.
Mais de 200 policiais civis estão envolvidos na ação conjunta, que representa um grande esforço para combater o crime organizado na região.