O mar de Ilhéus foi palco de um espetáculo da natureza na quarta-feira (7/1). Um grupo de pescadores, liderado por Fernando Filho, flagrou a presença de três orcas que se aproximaram e cercaram a embarcação. O registro, considerado raríssimo para a costa do Nordeste brasileiro, foi gravado em vídeo e rapidamente ganhou repercussão.
Para Fernando, o encontro teve um gosto de desabafo. O pescador revelou que esta é a segunda vez que avista a espécie na região — a primeira ocorreu há cerca de seis anos —, mas, na época, muitos duvidaram do seu relato. “Muita gente duvidou. Hoje, vimos novamente e conseguimos uma filmagem incrível”, celebrou.
O pescador ainda destacou a astúcia dos animais, que são conhecidos pela alta capacidade cognitiva: “Esse é o bicho mais inteligente do oceano, nunca vai pegar uma isca“, afirmou durante o registro.
Embora as orcas habitem todos os oceanos, a presença delas em águas nordestinas é incomum. Um dos últimos registros documentados na Bahia ocorreu em setembro de 2020, quando um grupo foi avistado por pescadores em Itacimirim, na Região Metropolitana de Salvador. Para Fernando, a nova aparição em Ilhéus ajuda a confirmar que a passagem desses animais pela costa baiana, embora esporádica, é um fato real.
Apesar de serem popularmente chamadas de “baleias assassinas”, as orcas pertencem, na verdade, à família dos golfinhos (Delphinidae). A confusão com as baleias ocorre devido ao seu grande porte, mas biologicamente elas se distinguem por possuírem dentes e comportamentos sociais e de caça muito específicos.
Ver essa foto no Instagram
