As forças policiais estaduais e federais intensificaram as ações de combate à criminalidade na Bahia e, entre janeiro e agosto de 2025, conseguiram retirar de circulação quase cinco mil armas de fogo em todo o estado.
De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o número representa um crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 4.137 apreensões. Neste ano, o balanço já chega a 4.998 armas.
Entre o material apreendido, chamam atenção 70 fuzis, armamentos de alto calibre e grande poder destrutivo, a maioria localizada em posse de integrantes de facções criminosas.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância do resultado.
“Cada arma retirada das ruas significa uma chance a mais de evitar mortes e salvar vidas. Temos conseguido reduzir os homicídios desde 2023 e queremos fechar 2025 com índices ainda menores de crimes contra a vida”, afirmou.
As apreensões ocorreram em operações de patrulhamento ostensivo e também em ações direcionadas pela inteligência policial, com participação integrada de diferentes unidades da segurança pública.