Nesta quarta-feira (6/3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Códigos Ilícitos, investigando a obtenção fraudulenta de benefícios sociais do Programa Auxílio Brasil do Governo Federal, conhecido anteriormente como Bolsa Família.
A investigação teve início no final de 2022, quando a Polícia Federal descobriu que funcionários de uma lotérica estavam colaborando com agentes criminosos para liberar benefícios sociais de forma fraudulenta. Durante a investigação, foi constatado que os benefícios estavam sendo solicitados em nome de terceiros residentes na Bahia e em outros estados brasileiros, sem o conhecimento das vítimas.
Os funcionários da lotérica auxiliavam no processo de ativação indevida do aplicativo Caixa Tem, permitindo que o grupo criminoso sacasse os benefícios por meio de saques emergenciais, sem a utilização de cartão, utilizando códigos de saques (tokens).
Para reunir mais evidências e identificar outros envolvidos, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Ilhéus-BA, além de outras medidas judiciais expedidas pela Justiça Federal de Ilhéus-BA.
A investigação prossegue com a análise do material apreendido e oitivas dos envolvidos. O crime em questão é o de peculato furto, com pena prevista de até 12 anos de reclusão e multa.