Uma operação policial deflagrada na manhã desta sexta-feira (30/05), em Eunápolis, terminou com a prisão de três suspeitos e a morte de um quarto indivíduo, após confronto com a polícia.
Denominada Operação Convergência, a ação teve como alvo integrantes de uma facção criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas e ataques contra agentes públicos na região. A Polícia Civil informou que dois dos detidos já se encontravam custodiados no Conjunto Penal de Eunápolis e tiveram novos mandados de prisão preventiva cumpridos.
Outros dois suspeitos foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento. Um dos alvos, identificado como José Gonçalves Filho, conhecido pelo apelido “Zé do Bode“, morreu após resistir à abordagem policial. Segundo as investigações, ele era um dos chefes do tráfico na localidade de Colônia, em Eunápolis, e também atuava em Salto da Divisa, em Minas Gerais.

Durante a operação, as forças de segurança apreenderam três armas de fogo, um tablete de maconha prensada, porções da droga em estado natural, além de celulares, máquinas de cartão, cartões bancários, um notebook, pendrive, rádio comunicador, documentos veiculares e outros materiais utilizados na atividade criminosa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/M/F/MpujJ0QwG4SBT8Qu2QiQ/whatsapp-image-2025-05-30-at-11.55.40.jpeg)
As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil, que busca desarticular por completo o esquema criminoso na região.