Um ônibus da empresa Novo Horizonte por pouco não caiu em uma ribanceira na manhã desta sexta-feira (11/04), na BA-680, entre os distritos de Itaimbé e Gurupá-Mirim, no trecho que liga à cidade de Potiraguá, no sudoeste baiano.
Segundo relatos, o veículo, que faz transporte interestadual, perdeu os freios durante o trajeto em uma região de serra. Com habilidade, o motorista conseguiu realizar manobras de emergência que evitaram uma tragédia de grandes proporções.
Não houve registro de feridos, mas os passageiros ficaram em estado de choque. O incidente reacende o alerta para a precariedade da frota da empresa, que já esteve envolvida em outro acidente semelhante. No dia 17 de fevereiro, um ônibus tombou no mesmo trecho após também apresentar falha nos freios.
Diante da reincidência, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) devem intensificar a fiscalização sobre as condições de segurança dos veículos operados pela Novo Horizonte, especialmente os que circulam na rota entre Porto Seguro e Vitória da Conquista, onde há denúncias de uso de ônibus em estado de sucateamento.