Durante a inauguração da Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN), nesta quarta-feira (19/03), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que a obra de transposição do Rio São Francisco será finalizada até o fim de seu mandato, em 2026. O evento fez parte de sua agenda pelo Nordeste e reforçou o compromisso do governo com o abastecimento hídrico da região.
Lula destacou que o projeto está em sua fase final e ressaltou o impacto positivo para milhões de nordestinos que dependem da água do rio. “Quando meu governo terminar, toda a transposição estará concluída, garantindo que 12 ou 13 milhões de pessoas não precisem mais carregar água na cabeça, como eu fazia na infância”, afirmou.
O presidente evitou debates sobre a autoria da obra e enfatizou a importância da cooperação política para sua conclusão. “Não importa quem começou ou quem fez mais. O essencial é que a transposição seja entregue ao povo. Agradeço aos deputados e senadores do Rio Grande do Norte que destinaram R$ 203 milhões em emendas para impulsionar essa obra”, pontuou.
O projeto de transposição do São Francisco teve início em 2007, durante o segundo mandato de Lula, mas também foi reivindicado pelo governo de Jair Bolsonaro como um marco de sua gestão. A iniciativa, considerada um sonho antigo do Nordeste e busca garantir segurança hídrica para milhões de brasileiros na região semiárida.