Uma liderança indígena Pataxó foi atingida por disparos de arma de fogo na tarde de quarta-feira (1º), na Aldeia Kaí, localizada no distrito de Cumuruxatiba, zona rural de Prado, no extremo sul da Bahia. O ataque também deixou um jovem ferido por estilhaços.
De acordo com informações da Polícia Civil, o episódio ocorreu após um grupo de indígenas se deslocar da Fazenda Paraíso até a Fazenda Pero Vaz, onde teria acontecido uma emboscada. A liderança foi alvejada no ombro, enquanto o jovem sofreu ferimentos leves na região da testa.
Testemunhas relataram que os suspeitos fugiram em dois veículos, em direção a uma área de mata. Apesar das buscas realizadas, eles não foram localizados.
As vítimas receberam ajuda inicial de familiares e, durante o trajeto até a cidade, encontraram uma equipe do Samu que prestou os primeiros socorros. Ambos foram levados à UPA de Prado e, em seguida, encaminhados ao Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas. Eles receberam alta médica ainda na madrugada desta quinta-feira (2/10).
A Força Nacional foi acionada para reforçar a segurança na região e auxiliar na apuração do caso. A Polícia Civil segue investigando a motivação e a autoria do crime.